BESOURO LITERÁRIO

O programa, apresentado por Amara Hartmann, teve seu primeiro episódio veiculado na Rádio Baruk na terça-feira, dia 14 de novembro, e sua estreia nos principais agregadores de podcast na quarta-feira, dia 15 de novembro.

O “Besouro Literário” nasceu da vontade de Afrânio Wanderley e Amara Hartmann de criar um ambiente de bate-papos literários descontraídos, com foco em falar sobre literatura de uma maneira descomplicada e divertida. A escrita é desmistificada enquanto o próprio autor compartilha seu processo criativo, ou até mesmo, os percalços da publicação. Cada episódio gira em torno de uma obra, seja ela de crônicas, poesia, romance, nanocontos, ou qualquer gênero que possa interessar o ouvinte.

“Essas novas mídias que estão em alta, como os podcasts de entrevista, são espaços que precisam ser ocupados por pessoas que almejam um mundo (mesmo que virtual) melhor. E eu acredito que todo autor que coloca seus pensamentos em palavras, faz a nossa existência um pouquinho mais significativa. É isso que nós buscamos com o Besouro, dar voz para que possamos descobrir boas histórias”, conta Amara, a ancora do programa.

O evento aconteceu na El Gato Rojo Charcutaria, que fica na Barra Funda, e contou com a presença dos primeiros entrevistados do programa, Elenice Zerneri e Luis Cosme Pinto, ambos falando sobre seus últimos lançamentos: ela, com o “Nanuscritos Fictício-Filosóficos”, e ele, com o “Birinaites, Catiripapos e Borogodó”. Também estava presente a equipe da produtora Romã Atômica: Paloma Rodrigues, Matheus Jerônimo e Tamiris Severio.